Participantes se encontrarão às 9h, no Molhes do Atalaia, para receber as instruções e os materiais necessários para a coleta de resíduos na região
A quarta edição do projeto We Nature deste ano, em Itajaí, vai acontecer neste sábado (28). Voluntários e parceiros, engajados na causa ambiental, voltarão à Praia do Atalaia e à foz do Rio Itajaí-Açu para recolher os resíduos depositados na área. O ponto de encontro será no no Molhes do Atalaia, às 9h.
A iniciativa é viabilizada pela marca canadense brasileira Core Case, em parceria com a ONG Eco Local Brasil, comunidade e apoiadores locais. O projeto contempla a limpeza de praias e rios localizados na região Sul do Brasil.
A ação deste sábado, em Itajaí, será a quarta limpeza que o Projeto realiza na mesma área, só em 2022. Somando o resultado das três ações anteriores, realizadas em fevereiro, março e abril, já foram retirados 523 quilos de resíduos. Na última força-tarefa dos voluntários, realizada há cerca de um mês, 212 quilos foram retirados do mesmo local.
“Uma boa parte dos itens recolhidos, durante os mutirões, são recicláveis. Para ter uma ideia, na ação de abril, 154 quilos de resíduos foram destinados à reciclagem. Foram apenas algumas horas da nossa contribuição, mas que pouparam a natureza de lidar com estes resíduos por milhares de anos”, observa Eduardo do Rosário, gerente da Core Case.
O coordenador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira, afirma que na última ação, foram encontrados itens como tecidos, chinelos, plásticos e madeira. Também foi encontrado material ferroso (1,2 quilo), cordas (3,5 quilos) e vidros (4,2 quilos). Os materiais, considerados não-recicláveis, também receberam a destinação correta após o fim da ação.
Como ajudar
As pessoas que tiverem interesse e disponibilidade para participar como voluntárias, podem comparecer ao Molhes do Atalaia, às 9h. Não é necessária inscrição prévia para participar.
Todos os equipamentos e utensílios necessários, assim como instruções necessárias são disponibilizadas aos participantes pela organização do Projeto.
A recomendação é que os voluntários optem por roupas e calçados confortáveis e bem fechados. Outras dicas são usar boné ou chapéu, filtro solar e levar uma garrafa reutilizável para garantir a hidratação durante a limpeza.