Paixão pelo empreendedorismo marca a história da Catarinense Congelados

Categoria:

Paixão pelo empreendedorismo marca a história da Catarinense Congelados

Foi na infância, que o empresário catarinense Paulo Sabatke Filho, 71 anos, mostrou que queria ser um empreendedor de sucesso. De família humilde, ainda criança, aos 12 anos de idade, resolveu vender picolés para ajudar na renda da família. Na época, morava na cidade de Mafra, no Planalto Norte de SC.

Durante a juventude e início da fase adulta, encarou outros desafios profissionais como vendedor e prospector de vendas de uma das maiores marcas de sorvete do Brasil na época, a Gelato. Casou-se com a Sra Zélia Aparecida Grittem Farias, teve 3 filhos ( Joice, Paulo e Renato). Quando Paulo teve a oportunidade de empreender, a família mudou-se de Curitiba para Santa Catarina. Com os filhos pequenos no colo, o casal começou a construir a história da Catarinense Congelados, em 1986.

A primeira sede foi instalada em Blumenau, porém, pouco tempo depois, Itajaí foi a escolhida para receber a empresa. A busca era por uma localização que auxiliasse na distribuição dos produtos. Já são 36 anos de negócio, fazendo a distribuição de sorvetes para a mesma empresa.

Por 20 anos, o endereço da Catarinense Congelados, que faz a distribuição de sorvete de marcas líderes no mercado para todo o Estado de Santa Catarina, foi a Beira Rio, bem próxima ao Centreventos da cidade. “Depois desse período, conseguimos adquirir um terreno com 3500m2 e construímos a nossa sede própria, que tem 900m2. Neste local temos o escritório, armazenamos os produtos e distribuímos para todas as regiões do Estado”, explica o empresário.

A vida de empreendedor é feita de conquistas, desafios, planos e muito planejamento, inclusive, este último é um dos segredos de sucesso de muitos empresários. Na Catarinense Congelados, não é diferente. Há cerca de 15 anos, com a ajuda do professor Félix Theiss, deu-se início a sucessão familiar e atualmente, além de contar com os sócios Paulo Sabatke e Zélia Aparecida Grittem Farias, a empresa é comandada pelos diretores Joice Catarina Sabatke e Paulo Sabatke Neto. Com muita energia para ultrapassar as barreiras, a diretoria já projeta a comemoração de quatro décadas da empresa, com o lema “ Rumo aos 40 anos”.

Neste momento de sucessão, com 60 anos de idade, Sabatke realizou o sonho de viajar pelo mundo. Mas engana-se quem pensou que acabaria aí a trajetória pessoal e profissional do empresário. Paulo realizou o sonho e voltou. Desta vez, virou membro de movimentos, como o Observatório Social, entidade criada para monitorar como o prefeito ou vereadores gastam o dinheiro público. Em setembro de 2022, foi homenageado com a placa de “Mestre no Saber Empreendedor”, por toda a contribuição na área. Sabatke também foi um dos fundadores da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses.

A determinação, a perseverança e a habilidade do menino comunicativo e com a vontade de crescer se uniram à paixão pelo empreendedorismo. Prestes a completar 40 anos, a empresa é uma referência no ramo da distribuição e armazenagem de sorvetes. Hoje, é considerada a melhor operação do Brasil da Froneri, empresa multinacional líder de sorvetes no país ( Nestlé, Lacta, Garoto, Fini e Nobrelli), entre 42 operações no Brasil. Atende mais de 1600 clientes em Santa Catarina e emprega 60 colaboradores.

A receita para as conquistas até aqui reúne ingredientes que Paulo traz desde a infância: “ Primeiro, ser leal em tudo. Segundo, ser persistente e não desistir no 1º obstáculo. Terceiro, conviver com pessoas que possuem o mesmo princípio de vencer na vida e buscar a conciliação da franqueza, no fazer bem feito e na estabilidade familiar. Quarto, é saber viver em comunidade, enfrentando as dificuldades quando elas aparecerem. Quinto, Fé em Deus e sexto, buscar a continuidade do trabalho através dos nossos filhos. O tempo provou a eles que ser sorveteiro é o melhor negócio”, revelou.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
LinkedIn
Artigos relacionados