Na manhã desta terça-feira (31), o diretor executivo do Hospital Jaraguá, Sérgio Luís Alves, e o presidente do Conselho do Hospital, Charles Alfredo Bretzke, foram à Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os gestores foram convidados, pelos membros do Legislativo, para apresentarem informações sobre os investimentos na área de saúde e levantamentos clínicos referentes ao Pronto Atendimento Infantil.
Além da infraestrutura de atendimento de saúde ofertada à comunidade, na ocasião também foram apresentadas as demandas e melhorias implementadas no Hospital, assim como dados que comprovam o aumento na procura por atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios, realidade que atinge todo o país.
O Diretor reiterou que o PA Infantil, do Hospital Jaraguá, possui uma estrutura física e profissional robusta e com capacidade para prestação de serviço, mas que está sobrecarregada por atendimentos que, em sua maioria, não demandam a estrutura hospitalar.
“Dos 6 mil atendimentos realizados por mês, somente 2,37% resultam em internação hospitalar. Hoje, 37% dos nossos atendimentos não necessitam nem ser medicados. Isso prova que 60% deste volume nem precisaria passar pelo nosso Pronto Atendimento”, afirmou.
Outras dificuldades apontadas pelo Hospital, foi quanto a centralização de pacientes com sintomas respiratórios, dificuldade na contratação de pediatras e enfermeiros especializados, procedimentos ambulatoriais direcionados ao PA e limitações financeiras.
O presidente do Conselho, Charles Bretzke, enfatizou a falta de pediatras para atender a demanda de atendimentos infantis. O gestor também ressaltou que a solução para os desafios, enfrentados pelo Hospital, precisa ser encontrada de forma conjunta.
“Como comunidade, nós precisamos nos organizar melhor para conseguirmos mais eficiência. É preciso juntar esforços, ter equilíbrio em todas as frentes. Muitas situações aparecem em picos e não podemos transformar isso em normalidade. Precisamos nos concentrar no centro do nosso problema e pensar em soluções e alternativas que incluam todas as frentes envolvidas”, afirmou.
Para reduzir o tempo de espera no atendimento do PA Infantil, o Hospital Jaraguá sugeriu maior integração com a rede básica, alinhamento de condutas entre a Secretaria de Saúde e as creches/escolas públicas, conscientização da população sobre o uso adequado do PA Infantil e alterações no atendimento das fichas – dois médicos atenderem fichas verdes, enquanto um ou dois plantonistas atendem pacientes em reavaliação e as fichas urgentes e muito urgentes.
Foto: Tiago Rosário/CMJS