Fale a mesma língua estando ON ou OFF

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Fale a mesma língua estando ON ou OFF

A comunicação Corporativa pode ser Online ou Offline. É importante que elas estejam integradas, falem a mesma língua.  

#SemCompetição 

A comunicação online e offline não são adversárias, se complementam. A estratégia da empresa deve levar em consideração o mercado e principalmente seu consumidor. O cenário ideal é investir na comunicação online, mas também trabalhamos offline de maneira impecável. 

#EstratégiasOffline
São tradicionais e muito usadas pelas empresas. Exemplos: spots em rádios e televisão, anúncios em outdoors, panfletagem, brindes, entre muitos outros.

#EstratégiasOnline

Essa tem ganhado destaque.

Exemplos: links patrocinados, chats virtuais, e-mail, influenciadores digitais, e-commerce.

Conheça bem a realidade do seu negócio

“Qual tipo de estratégia devo adotar no meu negócio?”.

Não existe resposta certa para essa pergunta. 

O ideal é compreender as necessidades da empresa e desenvolver um plano de ação. Para isso, indicamos que seja feito um estudo de mercado. Quanto mais informação você tiver melhor será sua estratégia.

Análise do ambiente interno e externo

Você deve entender o ambiente em que a sua empresa está inserida e, saber qual é o seu papel nesse ambiente. Isso é possível por meio de uma boa análise.

Quais são os seus valores? Qual é a sua missão na sociedade? Como ela atende os consumidores? Essas são algumas questões que refletem na forma como ela se comunica.

Já no ambiente externo, você deve realizar o chamado benchmarking, que nada mais é do que o processo de comparação de empresas. Assim, descubra quais são as estratégias utilizadas pelos concorrentes que podem trazer resultados.

Pesquisa de mercado

Também é fundamental realizar uma boa pesquisa junto com o seu consumidor. Dessa forma, você vai compreender melhor o  gosto,  necessidades, entre outras características.

A pesquisa pode trazer uma série de informações relevantes, que vão te ajudar a definir a melhor estratégia de comunicação.

Para realizá-la, você pode usar desde metodologias mais simples, como o NPS (Net Promoter Score) ou procurar uma empresa especializada nesse tipo de tarefa.

Defina sua estratégia de comunicação

Como vimos, o ideal é entender profundamente a realidade do seu negócio antes de traçar a sua estratégia de comunicação. No entanto, existem alguns tipos de negócios que possuem peculiaridades que facilitam a definição de boas estratégias. Acompanhe os exemplos que selecionamos:

E-commerce

Um e-commerce precisa investir em mídias sociais.

Caso contrário, é o mesmo que não colocar os produtos na vitrine. Além disso, os canais de comunicação precisam ser estabelecidos no ambiente online. Afinal, se o cliente procurou uma loja virtual, ele busca comodidade e praticidade.

Serviços

Na área de serviços, as estratégias online também são importantes. No entanto, você também pode optar pelas abordagens mais tradicionais. Na área de B2B, por exemplo, uma opção interessante é ter uma pequena central de atendimento e vendas, que realmente se especialize em conhecer o consumidor.

Delivery

Por muito tempo, o serviço de delivery funcionava por intermédio de canais de comunicação tradicionais, como o telefone, por exemplo. Claro que isso ainda acontece, mas, hoje, digamos que elementos como as mídias sociais trouxeram um novo “respiro” para a área, pois elas facilitam bastante o atendimento e a realização de promoções.

Como mostramos aqui, é muito importante entender a realidade do próprio negócio para montar estratégias de comunicação online e offline apropriadas ao seu ramo de atuação. Agora, coloque nossas dicas em prática e boas vendas!

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