Categorias
Festival de Cerveja

St. Patrick’s Day na rua em Joinville 

A maior cidade de SC, Joinville, vai celebrar o Dia do Padroeiro da Irlanda, São Patrício, neste dia 17 de março. A 2ª edição do St. Patrick’s Day na rua promete trazer a tradição da festa para a Praça Dario Salles,na região central, das 11h às 21h.

O evento terá muitas opções de gastronomia, com um cardápio variado, e chope, é claro. Serão 16 cervejarias artesanais apresentando mais de 150 rótulos.  Em homenagem à tradição, o chope verde é uma das principais atrações.E para aqueles que preferem opções sem álcool ou sem glúten, haverá também uma seleção especial disponível.

O entretenimento musical estará garantido com quatro bandas, que irão tocar desde as típicas músicas irlandesas até o mais vibrante rock. Além disso, intervenções artísticas vão ser destaque, oferecendo uma imersão na cultura irlandesa.

O St. Patrick’s Day na rua é um evento para toda a família. Para as crianças, está reservado um espaço totalmente monitorado, tornando o evento seguro e acolhedor para os pequenos. O evento também é pet friendly. 

Para o clima ficar perfeito, os participantes estão convidados a vestir muito verde, como manda a tradição irlandesa. 

Informações: 

St. Patrick’s Day na rua

Praça Dario Salles, Joinville

17 de março, das 11h às 21h

Mais informações: instagram.com/st.patricksday.narua 

Categorias
Saúde

Dia Mundial do Rim: alerta para a importância do diagnóstico precoce

No Brasil, a estimativa é de que 20 milhões de pessoas têm algum tipo de doença renal. Um número que vem crescendo nos últimos anos e coloca a doença renal entre as 10 principais causas de mortes no país, em torno de 2,4 milhões por ano. 

A pandemia da COVID-19 contribuiu para o aumento desses números, sendo que uma pessoa que foi infectada pelo Covid-19 apresenta a probabilidade de cerca de 35% maior de desenvolver algum tipo de declínio da função renal do que os pacientes não infectados pelo Covid-19.

Embora seja uma doença grave, pode ser prevenida e tratada. “O estilo de vida das pessoas está relacionado diretamente à prevenção: alimentação saudável, ingestão de água, prática de atividade física, combate ao tabagismo, e o controle da glicemia e pressão são  fundamentais. Evitar alimentos ultraprocessados é uma orientação para evitar as doenças renais”, comenta a médica Elisangela Biazoto Massa, médica nefrologista, responsável técnica pelo serviço de transplante renal no hospital Marieta.

Além disso, o Sistema Único de Saúde oferece à população dois tipos de exames que auxiliam no diagnóstico precoce dessa doença: o parcial de urina e a dosagem de creatinina no sangue. Inclusive, a realização desse exame é tema da campanha nacional da Sociedade Brasileira de Nefrologia deste ano: 

“Saúde dos Rins (& Exame De Creatinina) para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.

Por ser silenciosa, a doença renal acaba sendo diagnosticada tardiamente, na maioria das vezes quando o paciente já está com perdas significativas do funcionamento dos rins. O diagnóstico na fase inicial, é imprescindível para a resposta do tratamento, principalmente em pessoas com hipertensão,  diabetes, histórico familiar de doença renal crônica e com idade avançada, principais grupos de risco e com maior chance de ter a doença. 

Em Santa Catarina, o Hospital Marieta Konder Bornhausen é referência para tratamento renal e transplante de rim. O primeiro transplante renal foi realizado em 2018 na unidade hospitalar e desde então, já foram realizados 82 transplantes sendo que atualmente mais de 130 pacientes estão em preparo nesse hospital para receber um transplante de rim. 

Outras alternativas de tratamento são a diálise peritoneal e a hemodiálise. As duas juntas totalizam mais de 300 atendimentos por mês, sendo que no último ano o hospital realizou em torno de 3800 sessões de hemodiálise para tratamento de pacientes internados por complicações renais. 

A estrutura de atendimento é composta de aparelhos e equipe multidisciplinar especializada e capacitada para o tratamento de todas as doenças renais.

Categorias
Comércio Sem categoria

CDL de Itajaí lança um programa de capacitação para empreendedores

Manter a sobrevivência das empresas é um desafio no cenário brasileiro. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2023, trouxe dados que colaboram para identificar a deficiência das empresas que fecham as portas antes de completar 5 anos. De acordo com o estudo, mais de 60% dos empreendedores não realizaram nenhum tipo de capacitação para planejar, manter ou reestruturar o modelo de negócio.

Levando em conta estes dados e a preocupação em tornar os negócios dos empreendedores, empresários e futuros empresários sustentáveis, a CDL de Itajaí lançou nesta semana o projeto CDL Capacita, um programa de capacitação focado em atender as principais necessidades de quem comanda ou decide investir em um negócio próprio.

O CDL Capacita conta com nove módulos, que atende diversas áreas, desde a estruturação dos principais passos de um planejamento, vendas, comunicação, até a parte jurídica. Uma trilha de conhecimento capaz de auxiliar gestores, colaboradores e proprietários de empresas a entender de forma prática o seu modelo de negócio.

O lançamento aconteceu na sede da CDL de Itajaí e contou com a presença do Presidente da FCDL, Onildo Dalbosco. O presidente elogiou a iniciativa e destacou o modelo criado pela CDL de Itajaí, que no futuro pode se transformar em um produto para atender as demais CDLs do Estado de Santa Catarina.

Um dos diferenciais do CDL Capacita é o comprometimento do corpo docente com aulas práticas, proporcionando aos alunos vivências de situações diárias. “Oferecer conteúdo prático é um dos pilares do nosso modelo de capacitação. Desde o começo da construção deste projeto, entendemos que proporcionar aos alunos cenários da vida real tornaria o projeto mais atrativo e com uma taxa de resultado acima da média. Então, quem frequentar o Capacita vai perceber que mais de 70% dos módulos é focado em prática”, destacou o Diretor de Tecnologia e Inovação e idealizador do CDL Capacita, Alexandre Bernardo.

As aulas desta primeira edição começam neste mês de março e as vagas para cada módulo são limitadas.