Um convite para participar de entrevistas na imprensa não manda aviso. Principalmente quando falamos de assuntos factuais ( uma decisão judicial ou governamental importante, uma declaração polêmica de autoridades, mudança na lei, por exemplo), que não podem esperar para ganhar destaque. E sabemos, que elas surgem a todo instante e o jornalista vai buscar um especialista para explicar o fato.
Geralmente, ele vai querer falar com a fonte no mesmo dia. Isso pode causar estranheza para quem não é da área de comunicação. Mas acredite, temos experiência no assunto. É assim que acontece.
E você profissional precisa estar preparado para não deixar essa oportunidade escapar. Quando você aparece na televisão, é ouvido em rádio ou visto em portais e jornais, você fortalece a sua autoridade no assunto. Você leva seu nome para um mundo além dos clientes que você atende, seja qual for sua área.
Mas, agora as dicas mais importantes: não espere o convite chegar para se preparar e não recuse um convite. Esteja à disposição.
No nosso próximo encontro vou te contar os riscos que você corre assumindo o compromisso de uma entrevista sem estar preparado.