Categorias
Saúde

Ortopedista do Hospital e Maternidade Jaraguá participa de evento mundial de cirurgia holográfica

Evento promovido pela gigante Microsoft reúne profissionais de vários países para discutir sobre as novidades da tecnologia que podem ser aplicadas em cirurgias

O ortopedista Bruno Gobbato, do Hospital e Maternidade Jaraguá, foi o único médico brasileiro a participar do evento mundial de cirurgia holográfica “Microsoft Experience 24h”, que ocorreu nesta terça-feira, 09. Médicos de 13 países debateram novidades na área da tecnologia utilizadas em cirurgias, a favor de resultados mais precisos e com custos menores.

O procedimento apresentado pelo profissional de Jaraguá do Sul, durante o evento, foi a remoção de placa com artroscopia de ombro de um paciente. Na oportunidade, médicos dos Estados Unidos e da França acompanharam e fizeram sugestões em tempo real durante a cirurgia. O médico brasileiro destaca como benefício a possibilidade de usar modelos em 3D, que guiam os cirurgiões durante a intervenção.

A escolha de Gobbato, leva em conta a experiência nesse tipo de procedimento, que vem sendo realizado desde 2016, em Santa Catarina. “Somos um dos precursores da cirurgia com realidade aumentada no mundo. Uma das primeiras cirurgias ortopédicas, utilizando essa técnica foi realizada aqui, pela nossa equipe, em 2016”, comenta.

De acordo com o profissional, diversas cirurgias dessa área já foram realizadas no Hospital e Maternidade de Jaraguá, que é pioneiro nessa técnica no Brasil. Bruno explica que o recurso, praticado pelos especialistas do Hospital, permite ao médico analisar com profundidade a área que necessita de intervenção.

“Com os modelos 3D virtualmente projetados, o médico pode avaliar de forma completa a anatomia específica daquele paciente e daquela doença sem precisar expor o paciente a cortes maiores. Este tipo de tecnologia permite a realização de cirurgias com maior precisão e eficácia, o que é muito importante nas cirurgias de próteses e correções de algumas deformidades”, complementa.

Categorias
Meio Ambiente

Voluntários limpam encosta da Praia Grande, em São Chico

O projeto é uma iniciativa da ONG Eco Local Brasil, com o apoio de voluntários e da Core Case, marca canadense-brasileira especializada em produtos sustentáveis. O projeto Praia Limpa reúne atletas, influenciadores e voluntários locais para agir em favor da preservação das praias recolhendo o lixo depositado nestes locais.
 

Além de São Francisco do Sul, Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha, Itajaí, Navegantes e Palhoça são mais cidades que serão contempladas com a iniciativa, em Santa Catarina. No Paraná, o projeto passa pela Ilha do Mel, Guaratuba, Caiobá, Pico de Matinhos e Praia de Leste. Já no litoral paulista, a ação beneficiará as regiões de Peruíbe, Guarujá, Maresias, Boiçucanga, Camburi, Praia da Baleia e Ubatuba.


O cronograma, com as datas e a programação das atividades em cada local, poderá ser acompanhado pelo perfil da Core Case no Instagram @corecaseofficial assim como pelo site da Eco Local Brasil: ecolocalbrasil.org.br. As atividades podem sofrer alterações em virtude das condições climáticas.

Categorias
Comércio

CDL Itajaí participa de debate sobre serviço de monitoramento de câmeras na cidade

Nesta segunda-feira, 08, o presidente da CDL de Itajaí, Laerson Batista da Costa participou da reunião que apresentou um serviço de monitoramento de câmeras com a tecnologia OCR, que poderá servir de modelo para a cidade de Itajaí. Atualmente, alguns municípios de Santa Catarina já possuem esses equipamentos, que atuam no combate à criminalidade, uma vez que identificam as placas dos veículos que circulam pelas ruas. O investimento nesses locais, na maioria das vezes tem sido feito pela iniciativa privada. A cidade de Brusque tem sido referência nesse trabalho aqui na região e conta com a participação da CDL e do Sindilojas de Brusque.

O encontro realizado na ACII, trouxe representantes da segurança pública e de entidades de classe. A iniciativa faz parte do projeto “ITAJAÍ MAIS SEGURA”, que busca dar apoio ao trabalho das forças de segurança do município, (Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Guarda Municipal e Defesa Civil). Nos próximos dias, um novo encontro será marcado para a apresentação dos pontos mapeados de forma estratégica que poderiam receber as câmeras em Itajaí.